Em dúvida sobre como consertar a descarga do seu banheiro? Veja aqui causas e dicas para realizar o reparo sem precisar de um profissional.
Se a descarga do seu banheiro quebrou e você quer tentar consertá-la sem ajuda profissional, saiba que isso é possível desde que siga algumas orientações. Muitos dos defeitos desse tipo são específicos e de baixa complexidade. Por esse motivo, qualquer pessoa consegue fazer o reparo sem chamar um especialista.
Além dessa tarefa gerar um novo aprendizado, ela ainda tem a vantagem de permitir que você economize na contratação de serviços terceiros. Sem mencionar que dependendo da falha, geralmente, em poucos minutos fica tudo resolvido.
Contudo, sem a devida orientação realizar essa atividade pode se tornar algo confuso. Assim sendo, neste post passaremos dicas sobre como você pode detectar e consertar as avarias mais comuns que afetam as descargas de banheiro. Então, mãos à obra!
Ter que consertar a descarga de banheiro assim como sonhar com fezes no vaso sanitário parece ser assustador, mas é algo simples. Portanto, confira na sequência algumas instruções para você mesmo realizar esse tipo de reparo.
Defeitos nas peças da válvula de acionamento das descargas costumam ser pontuais e fáceis de resolver. Por esse motivo, até você mesmo pode consertar sem a necessidade de contratar um especialista. No entanto, problemas como entupimento de cano exigem um pouco mais de habilidade no reparo.
Embora esse transtorno pareça comum, a solução nem sempre é fácil, pois o bloqueio pode estar distante do vaso sanitário, em um local de difícil alcance. Então, antes de começar, avalie a extensão do vazamento. Observe se existem outras áreas do encanamento do seu banheiro que não estão sendo afetadas.
Parafusos de fixação antigos, borracha de vedação gastas ou mal vedadas, peças deslocadas, entre outras coisas são os principais defeitos em descargas de banheiro. Nessas situações, é possível que você mesmo consiga corrigir a falha com ou sem a ajuda de um encanador profissional.
Contudo, se o problema for identificado, mas não puder ser resolvido por qualquer pessoa, como no caso de rachadura na bacia sanitária, a melhor opção é comprar outra. Aliás, para encontrar ótimos modelos confortáveis e resistentes com caixa de descarga acoplada confira os 10 melhores vasos sanitários com caixa de 2022.
Uma vez que você tenha ideia qual é o problema e saiba como consertar a descarga do seu banheiro, o processo de reparo é simples. Na maioria das vezes, esse tipo de tarefa requer panos velhos para secar o excesso de água. A chave de fenda costuma também ser útil na desmontagem das peças.
Dependendo da causa, existe a possibilidade de você ter de adquirir um kit para reparo para trocar alguma peça que apresente desgaste ou esteja quebrada. Além disso, outros itens que ajudam são luvas, sabão e baldes para limpeza, no caso de haver água parada dentro ou fora do vaso sanitário.
Independente de você ter ou não de desmontar o sistema de acionamento da descarga, certifique que seu banheiro é um ambiente seguro para realizar o conserto. Em outras palavras, remova qualquer quantidade de água empoçada no chão ou que possa escorrer fora do vaso sanitário para evitar riscos de acidente.
O registro também deve ser fechado assim como a energia precisa ser desligada, se o reparo for perto de instalações elétricas. A partir do momento que tudo estiver seco, reúna os materiais necessários, posicione as ferramentas em ordem de uso e as deixe bastantes próximas para economizar tempo.
Alguns detalhes fazem diferença sobre como você deve consertar a descarga do seu banheiro. Assim sendo, confira na sequência quais são possíveis soluções que , conforme a causa, você pode experimentar antes de chamar um especialista.
Tanto nas descargas de caixa acoplada como nas de válvulas parede pode aparecer vazamento de água por fora da tampa. Contudo, geralmente você consegue consertar esse tipo de contratempo sem ajuda de um especialista. A primeira coisa que você tem que fazer é fechar o registro do banheiro.
Feito isso, retire o botão que serve para acionar o sistema, quando visualizar os parafusos aperte aqueles que estiverem soltos. Logo após, encaixe novamente todos os componentes e teste. Caso isso não resolva, você terá que comprar um kit para reparo de válvula da mesma marca da sua descarga para substituir.
Uma mola quebrada no sistema de acionamento é sempre a razão para a bacia sanitária encher disparada. A solução consiste em observar a marca do sua descarga e adquirir um kit de reparo da válvula em lojas de materiais de construção. Com essa peça nas mãos para consertar o mecanismo, você deve fechar o registro da água do banheiro.
Em seguida, desmonte o botão da descarga até localizar o conjunto de molas como o que você comprou. A partir daí, basta desenroscar os parafusos e realizar a troca, por fim remonte todos os elementos. Faça um teste ainda com o registro fechado, caso não funcione verifique se algum item está fora do lugar.
Quando o botão da descarga emperra ou apresenta mau funcionamento o conserto geralmente envolve ajustar molas dessa peça. Então, para resolver esse dilema tanto em vasos com caixa acoplada quanto os com válvula de parede, desmonte todos componentes do sistema de acionamento com auxílio de uma chave de fenda.
Feito isso, avalie como estão as molas e partes de plástico, procure por sinais de desgastes ou, até mesmo, por algo quebrado para trocar. Se tudo estiver em bom estado, a causa pode ser sujeira que se acumula no banheiro. Faça uma limpeza geral e, inclusive, coloque um arame fino dentro da válvula para eliminar restos de poeira e outras coisas.
Uma situação bastante comum que ocorre em vaso sanitário que funcionam com uma caixa de descarga acoplada é o desajuste da boia. Quando isso acontece, ela não para de encher, porém o conserto não tem muito segredo. Basta desligar a água, remover a tampa com a ajuda de uma chave de fenda, na maioria das vezes.
A partir daí, na parte de cima do mecanismo da descarga, localize dois parafusos e aperte levemente aquele que fica do lado mais próximo da boia, pois ele diminui o fluxo da água. Como é normal que você tenha que fazer esse tipo de manutenção com frequência, instalar uma válvula redutora de pressão no seu banheiro, consiste numa boa alternativa.
Quando há uma pequena poça de água no chão do seu banheiro perto do vaso a primeira coisa que você deve fazer é secar tudo. Depois, veja se os parafusos de fixação do vaso estão soltos, em caso positivo, aperte essas peças. Feito isso, dê descarga e aguarde para confirmar se o problema persiste.
Na hipótese de a água continuar escoando, o problema está no anel que liga a bacia ao tubo do esgoto que está gasto ou fora de lugar. Também existe a possibilidade de o cano estar entupido. Assim sendo, para consertar você tem que fechar o registro, esvaziar o vaso e desprender a base para identificar a causa.
Ter um vaso sanitário com uma descarga quebrada é o mesmo que jogar água pelo ralo. Como você viu, muitas vezes, o conserto consiste em uma tarefa simples. Então, comece avaliando a gravidade do problema e o que especificamente pode estar relacionado ao mau funcionamento das peças.
Uma vez que tiver uma noção da causa, organize o ambiente e reúna todo material necessário. Feito isso, remova a tampa e inicie os ajustes de acordo com a origem da avaria e, por fim, teste. Desse modo, é possível que você consiga manter seu banheiro nas melhores condições e poupar dinheiro.